Dá um nó na cabeça quando fecha uma publicação que
assinamos. Nos sentimos como o cara que tenta comprar hoje uma fita cassete,
VHS ou para máquina de escrever. Nos sentimos tão inúteis... Estamos por fora,
um pária social. Não sacamos nada. O que queremos, já era. Sem contar que
desprezam nosso dinheiro. Somos os zumbis de um mercado editorial sempre em
movimento. Andamos como mortos-vivos, balançando os braços, em farrapos,
enquanto um energético meio publicitário faz as contas, debate se valemos a
pena ou se aquele outro nicho é mais dinâmico e lucrativo.
Quem viu o Jornal do Brasil encolher até virar site, o
Pasquim, Opinião, Movimento, Em Tempo, Afinal, Jornal da República
desaparecerem, a revista Bizz, ícone dos anos 1980, nascer, morrer, renascer, falecer,
ressuscitar e sumir em definitivo em 2007, sentiu o baque. Agora, a Bravo foi
cremada.
O que me deixou inconformado, pois era das poucas revistas
que eu assinava, lia de cabo a rabo, me sentia compelido a ir a exposições,
peças, shows ou eventos indicados. Das poucas revistas em que escritores barra
jornalistas colaboravam sem discutir o cachê. E ainda se sentiam honrados pelo
convite.
Na reestruturação da Editora Abril, ficaram as revistas Boa
Forma, Men's Health, Women's Health, Estilo, Manequim, Máxima, Runners, Sou
Mais Eu, Saúde, Vida Simples, Viva Mais, Você S/A.
Você S/A que curte saúde, tem estilo, se sente a máxima, é
mais você, gosta de estar em boa forma, com o manequim enxuto, no capricho,
porque quer viver mais, não ficou brava com a extinção da Bravo. Talvez nem
tenha notado.
Biscoito faz mal, fino ou não. Vivemos o fim do biscoito
fino. O fechamento da Bravo é a prova de que alimentar o cérebro não está mais
entre as prioridades. A reestruturação da maior editora dá sinais de que o
brasileiro quer viver mais sem se importar em saber menos. Se então a
prioridade é a saúde, a vaidade em lua de mel com a longevidade, será que saber
menos prolonga a vida? Ou será que o conhecimento até então considerado
engrandecedor, como livros, teatro, exposições e filmes, são dispensáveis
quando a sobrevida necessita de outro tipo de conhecimento, entrar em forma,
ter saúde e controle do colesterol total e frações, glicemia, ferritina,
albumina, TSH, T4L, creatina, ureia?
Nós, assinantes das revistas extintas, recebemos nesta
semana pelo correio o COMUNICADO IMPORTANTE, assim mesmo, em caixa alta.
"De tempos em tempos, fazemos uma análise em nosso portfólio editorial e,
em algumas vezes, essa análise nos obriga a um redirecionamento", explicou
o diretor de assinaturas da Abril, Fernando Costa. "Foi uma decisão
difícil, acredite, sobretudo porque ela envolve você." Acredito. A Bravo
era a menina dos olhos do publisher Roberto Civita, morto em maio.
O comunicado me deu uma linha direta 0800 para tratar do meu
caso. Eu poderia ter de volta o dinheiro correspondente às dez edições da
revista ou migrar para outra. A atendente foi tão simpática, rápida e
bem-humorada, que tive a vontade de passar a tarde pedindo conselhos para
outros problemas da minha vida.
De primeira, me sugeriu mudar para a Veja. Segundo ela, a
Bravo seria incorporada pela Veja. Nada contra a primeira publicação em que
trabalhei. Mas eu estava mal-intencionado. Ela me deu a lista de revistas para
as quais eu poderia migrar. Revistas de viagem, saúde, beleza. Esperei, nada.
Perguntei então encabulado se a Playboy estava nesse time. Ufa, estava. Fiquei
perplexo por ela não ter me oferecido o leque de revistas masculinas. Vai ver tenho
a voz de um pudico conservador. Eu poderia mudar para a revista agora sob nova
gestão - do meu ex-colega Thales Guaracy, que promete reviver o tempo das
grandes musas.
Mas então pensei na reação da minha mulher, da empregada,
família, porteiros, hóspedes, vizinhos, do carteiro, da síndica! O fato seria
comentado numa reunião de condomínio, eu poderia ser banido da área social:
morador de meia-idade pervertido troca a Bravo pela Playboy, alta cultura por
loiras ou morenas turbinadas, altas e mignons, em poses escandalosas e
sugestivas. Vândalo condominial! Black Bloc do bloco 3.
Mudei de ideia e sugeri o dinheiro de volta, quando a
atendente, de quem me arrependo de não ter pedido o telefone, para consultá-la
em outras indecisões rotineiras, me sugeriu a revista Piauí. Claro, tudo a ver.
O único senão: dez edições da Bravo equivaleriam a dez da Playboy, mas apenas a
nove da Piauí. "A Playboy tem mulher pelada", repliquei. "O
papel da Piauí é de melhor qualidade", justificou.
Fiquei contente em saber que nove Piauís valem dez Playboys.
Nem tudo está perdido. No mais, pegará bem ter uma Piauí chegando em casa pelo
correio. Minha mulher terá mais orgulho de mim. Minha empregada poderá fazer a
faxina sem sustos. E para as visitas e hóspedes vai pegar bem ter uma pilha
delas no canto da sala e outra no lavabo. Dependendo deles, teria de esconder a
de Playboys. Mesmo revigorada.
O ex-editor da Bravo, meu amigo Armando Antenore, explicou
numa carta sincera que a revista deu prejuízo desde quando passou para a Abril
em 2004 (foi criada numa pequena editora, a D'Ávila): "Em termos
comerciais, Bravo nunca gerou lucro - ao menos, não na Abril. A revista, embora
contasse com o apoio da Lei Rouanet, operava no vermelho. Em bom português,
dava prejuízo - ora de milhões, ora de milhares de reais".
Afirmou que a revista contava com cerca de 20 mil assinantes
e 8 mil compradores em bancas. No Facebook, a publicação tinha 53.600
seguidores. Perdeu leitores com o avanço das mídias digitais num ritmo menor do
que outras. Era mais caro imprimi-la, por causa de formato e papel, e tinha
poucos anúncios.
"Grandes anunciantes costumam demonstrar pequeno
interesse por títulos dedicados à 'alta cultura'. 'O leitor de revistas do
gênero, sendo mais crítico, tende a frear os impulsos consumistas', explicam os
publicitários, nem sempre com essas palavras", resumiu Antenore, que
diminuiu de 114 para 98 páginas, encolheu a redação, reajustou o projeto
gráfico e editorial. Em vão. Vai fazer falta.
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