segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Reflexões

Por Veríssimo - O Globo - 9/11/2014

Numa pinacoteca de Munique estava em exibição um quadro de Bernardo Bellotto intitulado “Ruínas da catedral de Dresden”. Diante do quadro impressionante, você reflete: sim, foi terrível o bombardeio de Dresden na Segunda Guerra Mundial. A cidade toda, e não apenas sua catedral, foi arrasada, milhares morreram na tempestade de fogo que se seguiu ao bombardeio e até hoje se discute se o horror e a destruição foram necessários, já que a guerra já estava quase no fim e Dresden não tinha nenhuma importância estratégica.


Aí você se dá conta que Bernardo Bellotto viveu no século dezoito e que sua pintura não é uma obra de premonição, é o retrato de outra tragédia, de outro bombardeio. Uma leitura mais atenta do texto que explica o quadro revela quem foi Bellotto (nascido em Veneza em 1720 e morto em Varsóvia em 1780, ele ,às vezes, usava o mesmo apelido do seu tio, “Canaletto”, e como o tio também se dedicava a paisagens urbanas, com especial predileção por grandes panoramas venezianos) e por que a catedral estava em ruínas. A culpa, dessa vez, foi de um canhão prussiano, durante um sítio à cidade, na Guerra dos Sete Anos.

Aí você passa a refletir sobre a reincidência da estupidez humana. O canhão prussiano é um aperfeiçoamento da catapulta medieval e o precursor de toda tecnologia da morte à distância que viria, culminando com as bombas nucleares e os drones. Do século dezoito para cá só mudaram o alcance e a eficiência das armas, a irracionalidade das pessoas continuou a mesma, se não aumentou.

A catedral reduzida a escombros do Bellotto é um retrato do poder do irracional na História. Alguém — acho que o Lewis Mumford — tem uma tese segundo a qual o ataque a cidades é sempre, consciente ou inconscientemente, um ataque à ideia de civilização, ou à possibilidade do convívio racional. O fim implícito de todo bombardeio é o de nos devolver às cavernas.

Outra tese, não sei de quem, diz que nada resume melhor uma certa época da História da nossa espécie do que os projéteis do canhão alemão Big Bertha caindo sobre a Paris de Marcel Proust, durante a Primeira Grande Guerra. Era Big Bertha contra Proust, que nunca soube que estava na linha de frente da batalha contra as bestas.

Outra reflexão possível vendo o quadro de Bellotto é sobre a impotência da arte diante dos escombros da História. A arte não podia salvar a catedral de Dresden, nem no século dezoito nem no século vinte. Mas a história de Bellotto tem um final redentor: as suas pinturas das ruas de Varsóvia eram tão precisas que foram usadas para reconstruir a cidade no fim da Segunda Guerra. Ponto para os racionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário