domingo, 24 de fevereiro de 2013

Censura à estátua: George Orwell volta à BBC, agora em bronze


POR BERNARDO MELLO FRANCO - CORRESPONDENTE DA FOLHA, EM LONDRES

O escritor britânico George Orwell (1903-1950), autor do clássico "1984", posa ao lado de microfone da BBC

Não, não é o Bial. O pai do verdadeiro Big Brother, George Orwell (1903-1950), também trocou o jornalismo por outro ramo. Mas manteve distância segura de gente vocacionada para brilhar em reality shows.


Orwell preferiu a literatura às redações. No clássico "1984", descreveu um regime totalitário em que o Grande Irmão investia em câmeras para espionar a vida de cada cidadão. As cenas de tortura do livro se passam numa certa Sala 101, referência ao local das reuniões longas e improdutivas que aborreciam o autor quando ele ainda assinava seu nome real, Eric Blair, e batia ponto na BBC.

Há poucos dias, o conselho de Westminster, que administra parte do centro de Londres, autorizou a instalação de uma estátua do escritor em frente à Broadcasting House, a sede reformada da rede britânica. Nada anormal, se o anúncio não incluísse a informação de que a homenagem deveria ter saído antes, mas foi censurada pela emissora.

O responsável pelo veto foi Mark Thompson, diretor-geral da BBC até o ano passado. Segundo revelou uma das idealizadoras da estátua, ele achou que o ex-funcionário ilustre não merecia a deferência por ter sido ªmuito esquerdistaº. O executivo, que agora manda no ªNew York Timesº, confirmou a história.

Não deixa de ser irônico que o ªesquerdismoº tenha sido usado para punir um escritor que teve uma de suas obras transformada em peça de campanha contra o comunismo. Socialista democrático, Orwell despejou suas críticas à URSS em "A Revolução dos Bichos", fábula sobre os desmandos de Stálin. Morreu em 1950, quando ainda pegava mal na esquerda criticar o Guia Genial dos Povos.

A estátua custará 110 mil libras (cerca de R$ 330 mil) e será bancada por doações de gente como o dramaturgo Tom Stoppard e o humorista Rowan Atkinson, o Mr. Bean.

Enquanto o Orwell de bronze não é inaugurado, os fãs do escritor podem se deleitar com um site da BBC sobre a sua passagem pela rede. A página reúne material de primeira, como o fac-símile da sua carta de demissão, datilografada em setembro de 1943. Está tudo em bbc.co.uk/archive/orwell.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1235189-censura-a-estatua-george-orwell-volta-a-bbc-agora-em-bronze.shtml






Nenhum comentário:

Postar um comentário