domingo, 10 de fevereiro de 2013

Após perder doutorado por plágio, ministra alemã se demite


O Globo - Com agências internacionais - 9/02/13


Annette Schavan é acusada de ter copiado textos para parte de sua tese

Perda de aliada e amiga pessoal será um golpe para Merkel, dizem especialistas

BERLIM - A ministra da Educação da Alemanha, Annette Schavan, confidente da chanceler Angela Merkel, pediu demissão nesta sexta-feira, após perder seu diploma de doutorado por acusações de plágio. Em pronunciamento, ao lado da amiga, ela voltou a negar as denúncias, mas disse que chegou a hora de deixar a liderança da pasta.

- Eu acho que hoje é o dia de deixar o meu posto ministerial e concentrar meus serviços como membro do Parlamento Eu não irei aceitar a decisão da universidade. Eu não copiei nada ou plagiei - disse. - Primeiro a nação, depois o partido e então eu mesma - acrescentou, usando uma citação do ex-premier Erwin Teufel.

Na terça-feira, a universidade Duesseldorf's Heinrich Heine anunciou que estava removendo o diploma de doutorado de Schavan, após uma revisão. A política, , de 57 anos, finalizou seus estudos há 33 anos, mas instituição de ensino entendeu que ela “sistematicamente e intencionalmente” copiou partes de textos para sua tese.

Alegações contra a ministra foram levantadas por caçadores de plágio na internet no ano passado e deflagraram uma apuração interna na universidade, a pedido da própria. Mas, num documento de 75 páginas, a comissão de investigadores, comandada pelo professor Stefan Rohrbacher, detectou no texto de 351 páginas as ausências das devidas referências bibliográfica em pelo menos 60 delas.

O escândalo promete ganhar contornos políticos e atrapalhar os esforços para a campanha eleitoral de Merkel e do partido União Democrática Cristã (CDU) em setembro. Afinal, trata-se da segunda baixa no governo dela pela prática de plágio. Em 2011, o então ministro alemão da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, de 39 anos, viu-se obrigado a renunciar depois de ter sido acusado de fraudar 130 páginas de sua tese de doutorado em Direito.

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/apos-perder-doutorado-por-plagio-ministra-alema-se-demite-7537238#ixzz2KSfEByvx

Nenhum comentário:

Postar um comentário