quarta-feira, 24 de junho de 2009

CONCEITOS DE NOTÍCIA

CONCEITOS DE NOTÍCIA, “LEAD”, REPORTAGEM, E OS ELEMENTOS QUE AS COMPÕE. A FÓRMULA PARA NÃO ESQUECER.

Devemos exercer sempre o princípio da dúvida {É ou foi o que realmente aconteceu? Como estão contando para mim?

Toda história, como a moeda tem dois lados. Ambos devem ter ouvidos. Imparcialidade. É correto duvidar de tudo e de todos? Não se trata de uma posição pessoal. A Fórmula 3Q + POC e o 7º elemento: E daí?
Descartes (René) em “Princípios de Filosofia” (1596/1650), já sugeria, a quem investiga a verdade, “...duvidar de todas as coisas e tanto quanto possível”.
Não esquecer que somos a ponte entre o leitor e o acontecimento.

NOTÍCIA:

· É uma forma de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos.
· Tem valor apenas quando acabou de acontecer ou quando ninguém noticiou.
· Toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

2.1. QUALIDADE DA NOTÍCIA: Quatro fatores influenciam:

· NOVIDADE → não deve repetir as notícias já conhecidas.
· PROXIMIDADE → quanto mais próximo do leitor ocorrer o evento, mais interesse a notícia gera.
· TAMANHO → grande ou pequena atraem atenção do público.
· RELEVÂNCIA → deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Atenção ao problema da banalização.



2.2. QUEM PROVOCA NOTÍCIA?

· Acontecimentos decorrentes de ações naturais (natureza, animais, etc)
· Personalidades (ação / omissão de pessoas), celebridades (às vezes desprezíveis pela sociedade), famosos (artistas, músicos, escritores, cientistas, etc.).


REPORTAGEM: É a atividade primária do jornalismo. Definimos como observação atenta e a descrição de eventos, fatos ou acontecimentos, enriquecidos pela capacidade intelectual, sensibilidade, criatividade e narração fluente do autor.
Alberto Dines chama de “meio caminho entre o jornalismo e a literatura”.

3.1. TRABALHO JORNALÍSTICO: Quatro etapas distintas:

A) PAUTA → Seleção dos assuntos que serão abordados. O que pode despertar interesse.
B) APURAÇÃO → Averiguar a INFORMAÇÃO em estado bruto (dados, nomes, números, etc), os documentos que foram conseguidos, as pessoas (FONTES) que forneceram os dados.
C) REDAÇÃO → Tratamento das informações apuradas em FORMA de texto verbal pode resultar num texto para ser impresso (jornais, revistas) ou para ser lido (TV, rádio, cinema, “sites”).
D) EDIÇÃO → Finalização do material redigido em PRODUTO de comunicação; confere sentido geral às informações obtidas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso consiste em revisar e cortar textos para enquadrar-se em espaços pré-definidos (ATENÇÃO AO “PRESS RELEASE”). No radiojornalismo é um “recorte / cole” de trechos sonoros junto a textos de locução e no telejornalismo ganha o adicional de imagens em movimento, “ganchos”, etc.

“LEAD”: Uma boa forma técnica é a de hierarquizar as informações, apresentando-as no texto em ordem decrescente de importância, que chamamos de “PIRÂMIDE INVERTIDA”, ou seja, base para cima – início do texto – e vértice para baixo – assuntos menos relevantes. O primeiro parágrafo, que deve conter as principais informações da matéria, chama-se “LEAD” (alguns até incluem a fórmula 3Q + POC).

Assim, MANCHETE, “LEAD”, e a MATÉRIA (REPORTAGEM), admitindo-se, nesta última, capítulos agrupados por temas.

3 comentários:

  1. Amei o site, bem elaborado, assuntos importantes no meu trabalho de escola.

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  2. me ajudou na pesquisa escolar e acho que devia ter mais professores que tenham blog para ajudar o aluno nas pesquisas escolares

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