quarta-feira, 24 de junho de 2009

A PAUTA

A PAUTA: TUDO COMEÇA COM ELA. PROPOSTA E EXECUÇÃO DE PAUTAS DE REPORTAGEM

Pauta: Seleção de assuntos que serão abordados pelo veículo – impresso ou não – que, potencialmente, podem despertar interesse do leitor / telespectador / ouvinte etc.

Objetivos → A pauta define o objetivo da matéria, que deve ser clara indicando a razão da escolha do assunto e com que finalidade foi feita essa escolha.

Propostas de pautas → Comportamentos, saúde, família, moda, automobilismo, turismo, esporte, ciência e tecnologia, informática, astronomia, ecologia, meio ambiente, cultura, macro e micro economia, política, etc. Dependendo do veículo, podem existir várias editorias, e o trabalho do jornalista estará orientado para àquela finalidade. A pauta pode surgir através de um “press release”, que chega a redação através de um ofício, “e-mail”, “fax”, informando, por exemplo, a inauguração de um empreendimento de grande importância, a fusão ou aquisição de bancos, a presença futura de personalidades no país.

O resultado da execução da pauta → Num jornal impresso, por exemplo, ao final de cada dia, os editores de cada editoria reúnem-se com o editor chefe, onde cada editor discute o trabalho que foi desenvolvido (“vende seu peixe”) e saberá se a matéria “irá para as rotativas”, na primeira página, com chamada de texto, manchete, fotografia (a importância desta e o velho jargão:” uma foto vale mais que mil palavras”), a forma de edição de cada assunto principal, a diagramação etc. Discute-se inclusive, a continuidade de cobrir a matéria - dada a sua importância – fato esse que dá surgimento ao que denominamos SUÍTE, que é a seqüência ou a continuidade de uma notícia, pela sua “importância”, por conter novos detalhes ou por acompanhar um personagem. Nunca se deve perder o foco de quem é o nosso leitor / espectador / ouvinte / internauta, ou seja, para quem estamos comunicando. A linguagem a ser usada em cada veículo também é diferenciada. No rádio, por exemplo, as mensagens são curtas, boa qualidade de som e entrevistas preferencialmente gravadas, entre outras. No jornal de TV é importante o impacto das imagens, preferencialmente sem sensacionalismo.

Pesquisa → Pronta a pauta, é hora de pesquisar o assunto escolhido. Previamente verifica-se o que se sabe sobre o assunto, para evitar repetição e também descobrir possíveis falhas em abordagens anteriores. Ter sempre em mente que a NOTÍCIA poderá chegar ao público pelas formas mais diversas, daí a necessidade que a futura REPORTAGEM seja a mais cuidadosa possível, para que se possa manter a credibilidade dos veículos. Atenção especial aos “blogs”, que existe tanto para o bem, como para o mal; tanto para o bem da informação do público, quanto para o exercício da calunia.
É oportuno lembrar as palavras dos jornalistas Sidnei Basile e Eugenio Bucci em “Jornalismo Sitiado” quando se referem à credibilidade na imprensa: - “Acuidade, veracidade, integridade e – é bom não esquecer – humildade serão atributos importantes para que, no meio da Babel eletrônica, os cidadãos possam manter a confiança na imprensa, para que ela mantenha seu papel essencial na construção da democracia”.

Roteiro da Matéria
Cria-se uma ordem para a Reportagem da mesma forma que se faz um Roteiro para um filme, documentário ou novela de TV.

Roteiro do Jornalista
Para apurar uma matéria, as Fontes serão ouvidas (consulta ou informação).
Lembrar-se sempre que as tarefas devem ser cumpridas dentro de um tempo determinado, pois o “fechamento” de cada edição se dá segundo um cronograma de horários previamente definidos.

Fontes:
“Jornalismo – Teoria e Prática” – Prof. Pery Cotta
“Técnica de Reportagem” – Profs. Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari

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