sexta-feira, 26 de junho de 2009

"CONSULTING SCIENCE" - É O NOVO MARKETING?

VI.“ CONSULTING SCIENCE ”- É o novo Marketing ?

Os primeiros sinais de advertência dos clientes

· Aumento das reclamações dos clientes
· Satisfação decrescente dos clientes
· Baixa freqüência de clientes

O consumidor do século XXI

Ele procura produtos que sejam: mais inteligentes, melhores, mais baratos, mais velozes, menores, mais elegantes, “verdes”, orgânicos, ações sociais (engajados), personalizações (que as proporcionem, como a Honda e o acabamento de alguns prédios de apartamentos ).

Conhecendo o cliente do futuro

→ O consumidor do século XXI exige tudo personalizado, de acordo com suas necessidades (bike Panasonic com 11655 combinações).

→ O poderoso consumidor “ Eu quero do meu jeito”.

→ A resposta aceitável para as empresas – “dê a eles o que querem ou não faça nada”.

→ Os consumidores do século XXI exigem serviços preventivos, como também melhor preço global.

→ Passamos dos “citizens” para “netizens” – cidadão da rede – onde se estabelecem as “comunidades eletrônicas” com milhões de integrantes.

→ Conceitos para o século XXI, definindo o consumidor:
Eles têm paridade de informação com os fornecedores
Almejam apenas três coisas: velocidade, personalização e preço (entenda-se agregando valor).

Conclusões

→ Assume a globalização
→ Rigorosamente preso à moda
→ Postura consultiva (áudio-visual)
→ Adota tempo real em tudo
→ Consome produtos descartáveis
→ Barreiras de movimentação (passaporte para tudo:cartão de crédito fidelidade, cartão de farmácias, lojas, jornal, academia etc.)
→ Ciclo de visitas:casa – trabalho-shopping-casa
→ Define e comunica estratégia do produto e serviço que lhe convém
→ Adora viver novas EXPERIÊNCIAS
→ Esta saturado com a mesmice das propagandas
→ O declínio da lealdade à marca
→ Crescente concorrência global
→ Canais de distribuição em constante modificação
→ Mídias tradicionais ampliando o nível do ruído na comunicação (queda de jornais, baixo nível da TV aberta)
→ Proliferação de novas estruturas de comunicação (blogs, celulares multimidias, Internet, TV’s interativas, mídias hipersegmentadas como mídia indoor, adesivamento em lojas de varejo, ações de sampling, iPod, BusTV, etc)

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