sexta-feira, 26 de junho de 2009

A ETERNA LUTA ENTRE CONSUMO E CONSUMISMO

III - A ETERNA LUTA ENTRE O CONSUMO E O CONSUMISMO
Os casais de meia-idade estão freqüentemente numa posição lamentável quando se trata de viver numa sociedade em que é vergonhoso envelhecer. Algumas mulheres e mais recentemente os homens, fazem papeis ridículos com suas plásticas exageradas que os deixa com a aparência deformada e artificial. Não se pode mais, viver orgulhosamente uma fase da vida de cada vez e descobrir nelas os devidos encantos (que de fato existem). Esse é um sintoma de negação da morte e dos limites do mundo narcísico.
As pessoas quando começam a perceber que as rugas são inevitáveis, que o cinza dos cabelos é um fato, e que a pele perdeu a elasticidade e está caída, comparam-se inevitavelmente com as imagens da juventude apresentada nos anúncios que inundam suas vidas. Resultado: depressão, com tinta ou sem ela. O envelhecimento é visto com af1ição e as pessoas não conseguem aceitá-lo porque na realidade, vêem-se com os olhos da mídia e não com seus próprios olhos. Tenta-se driblar o problema com hormônios, mesmo sabendo que dá câncer. Uma infinidade de cremes anti envelhecimento, prometem milagres que nunca se realizam, mas, nós, em nosso desespero os compramos todos.
A aparência vem em primeiro lugar e, para o narcisista, o futuro é agora. Mas ainda aí, quando as pessoas de idade se reportam aos jovens, poderíamos nos perguntar se uma pessoa jovem se sente bem. Sabemos que não. O drama não é a idade, mas sim o medo de não existir como entidade. Então ninguém se sente bem nunca, em nenhuma idade. Os jovens no mundo narcísico não se sentem nem felizes porque há sempre algo fora do lugar: eles mesmos. Daí o aumento do consumo de drogas em nossos tempos.
A bem da verdade o problema é muito complexo. Se essas crises com a idade trouxessem a possibilidade de uma ref1exão útil, tudo estaria ótimo. Mas a verdade é que não se consegue refletir. Essa é outra questão do consumo: você se preocupa com o consumo e gasta todo seu tempo pensando em como consumir e pagar o que vai consumir. Na medida em que as pessoas envelhecem afastam-se do mundo, tornam-se amargas, invejosas e feias. Mas o indivíduo mesmo assim consome, porque consumir é a única forma de estar vivo.
Consumir é viver. Essa é a única forma de estar participando da vida. O capitalismo e o consumismo têm suas raízes muito bem fincadas no sistema nervoso dos homens de hoje porque ele já estava com as raízes fincadas na cabeça de seus pais, muito antes deles nascerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário