quarta-feira, 24 de junho de 2009

A NARRATIVA JORNALÍSTICA

A NARRATIVA JORNALÍSTICA, ANUNCIAR, ENUNCIAR, PRONUNCIAR E DENUNCIAR
CONCISÃO
· Exposição das idéias em poucas palavras, com objetividade, informação precisa e enxuta, direto ao ponto. Utilize textos curtos, sem rodeios, excesso de adjetivos e dados desnecessários, ou explicações paralelas.
· Títulos, lides, subtítulos fortes, consistentes e com impacto.
· “Web”: Links pertinentes para informações complementares – que mostrem o fato noticiado e auxiliem o usuário a entender a questão, sem distraí-lo.
A NARRATIVA JORNALÍSTICA
· É todo e qualquer discurso capaz de expor, contar, relatar, referir, dizer minuciosamente. Envolve um mundo concebido como real, material e espiritual, situado num espaço determinado.
· Romance, conto e poema são diferentes formas de narrativa. Sem um “QUEM” e um “O QUE” não se pode narrar.
· Mesmo não sendo feita em primeira pessoa, a narrativa devera carregar em seu discurso um tom impressionista, que devera facilitar a aproximação entre o leitor e o acontecimento.

Resumo da ópera → Principais características de uma reportagem:
1- Predominância da forma narrativa,2- Humanização do relato,3 - Texto de natureza impressionista,4 - Objetividade dos fatos narrados
ANUNCIAR
· Ato de noticiar determinado fato, independente do número de acontecimentos que possam ocorrer, pois, só serão notícia aqueles que forem “anunciados”. Atenção ao fato, que deve ser recente, levando-se o anúncio deste imediatamente ao público. Um aspecto importante que diferencia a notícia da reportagem é a atualidade. Esta última oferece um detalhamento daquilo que já foi anunciado. Limitam-se as evidências.
ENUNCIAR
· Exprimir, declarar, expor, manifestar, ou seja, qualquer texto, oral ou não produzido pelo emissor. Não se percebe que há alguém narrando; mais parece a sugestão que os acontecimentos têm vida própria e se exibem diante do leitor, enunciando-se de forma autônoma.
PRONUNCIAR / DENUNCIAR
· Sutilmente uma NOTÍCIA pode vir a se pronunciar a respeito de um fato ou tema, imprimindo ao texto um caráter de julgamento preestabelecido, de avaliação do caso relatado, conduzindo o leitor na direção de um pronunciamento. Pode ter um caráter irônico e detrator, mas também pode ser construtiva, falando a favor de um movimento social, por exemplo, (MST); explicitamente opinativa, adquire muitas vezes o caráter de denúncia.

Fontes:“Técnica de Reportagem - notas sobre a narrativa jornalística”- Muniz Sodré, Maria Helena Ferrari, 1º Ed, 1986 Ed SUMMUS;Técnica de Codificação em jornalismo – Mario Erbolato

Nenhum comentário:

Postar um comentário