quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"CLIPPING"

“CLIPPING”


“Clipping” é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.
Variações
“Clipping” também podem ser utilizadas para fins artísticos como na colagem. Picasso's "Glass and Bottle of Suze" é um bom exemplo de colagem.
No Brasil o termo “clipping” é muito difundido como forma de pesquisa contratada sobre determinadas notícias, surgindo a variante Clipagem.
Uma variação moderna do termo “clipping” foi feita através da abreviação de “eletronic clipping”, surgindo, assim, o termo “e-clipping”.
Origem
A origem da palavra “clipping” vem de uma antiga palavra para Corte, do norte da Inglaterra. O termo, na antiguidade, se referia a trabalhos exercidos por camponeses, como a tosquia de ovelhas, colheita, corte de árvores, e muito utilizada em poemas romancistas medievais.
No auge do surgimento da imprensa o termo “clipping” era utilizado como referência a noticias de jornais, as chamadas “Clipping” de Imprensa.
Atualmente o serviço de clipagem, derivação do termo “clipping”, é realizado por assessorias de imprensa para identificar as referências a determinado cliente ou tema de interesse. Na internet é possível encontrar sites que realizam clipping de acordo com palavras-chaves determinadas pelo usuário e enviam alertas por “e-mail”.
Com o avanço da internet e sua notável contribuição para o desenvolvimento dos sistemas de informação, o termo “e-clipping” vem ganhando força entre os internautas de todo o mundo. No Brasil o temo e-clipping foi o primeiramente utilizado em “e-book's” criados, a partir de recortes de notícias e informações disponíveis na internet, por jornalistas na década de noventa. Na época havia a necessidade de se obter um termo que designasse a utilização excessiva dos comandos 'Ctrl+C' e 'Ctrl+V', presentes no principal Sistema Operacional da época e seu respectivo “browser”, dando início à “ditadura do Ctrl C + Ctrl V”.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário