quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MULHERES NAS CLASSES A/B - COMO INTERPRETAR SEUS DESEJOS

XVIII. MULHERES NAS CLASSES A/B = COMO INTERPRETAR SEUS DESEJOS

Perfil da nova consumidora brasileira
40% da população economicamente ativa;
“chefes” 12 milhões de domicílios
56% de alunas universitárias
a publicidade só impacta 58% das mulheres A/B
somadas as classes A/B representam 23% dos domicílios no Brasil, e concentram 60% da renda ( = R$ 500 bilhões anuais)


Percentuais por classe segundo o IBOPE
A = 5% da população A e B - 23% dos domicílios; 60% da renda
B = 18% da população
C = 33% da população; 33% dos domicílios; 29% da renda (*)
D/E = 44% da população; 12% da renda (*)

(*) = números arredondados


3.Universo IBOPE

Período: julho/agosto 2008
Volume: = 2000 mulheres entre 18 e 49 anos de idade
Locais: = Recife, Salvador, São Paulo, São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Pilares básicos da entrevista: = vida pessoal, trabalho e família

4.Decodificando o grupo A /B e segmentando-o por frases
a. – Grupo “Eu tenho a força” = 25%
Cerca de 2 milhões de mulheres que buscam realização; harmonizam os aspetos pessoal, profissional e familiar, com ênfase nos dois primeiros.
b. - Grupo “Sou mais eu” = 19%
Cerca de 1,7 milhões.Independentes, sofisticadas, gostam de experimentar coisas novas, viciadas em informação. Boa parte da mídia/ publicidade idealiza todas as mulheres a partir desse grupo.
c. - Grupo “Não brinco mais” = 19% = 1,7 milhões
Os publicitários tendem a ignorá-las. Alto estima em baixa, desiludidas afetivamente, com sexo, com o trabalho e a família. Sentem-se entediadas.
d. - Grupo “Momento de luta” = 15%
Não é dos mais consumistas. Valorizam os três pilares, mas têm dificuldade em conciliá-los, daí sentirem-se estressadas, fragilizadas, insatisfeitas com a vida profissional e culpando-se por não terem tempo para os filhos.
e. - Grupo “De bem comigo” = 14%
Mulheres vaidosas, auto independentes, preocupadas com a saúde e o corpo.
f. - Grupo “A família é tudo” = 8%
Não tem pretensões profissionais, gostam de tarefas domésticas e sentem-se realizadas como esposa e mãe.

5. Conclusão
→ Praticamente 73% da mulheres buscam integrar os três pilares
→ Elas não tem tudo; ainda há muitos nichos a explorar
→ A publicidade e a mídia não tem falado com todas as mulheres desse universo
→ A tendência é dirigir-se apenas aos grupos 4.a, 4.b e 4.e que somam 58%, idealizando e homogeneizando todas as mulheres da classe A / B
→ As conquistas femininas são dinâmicas e evoluem à cada ano.

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