quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"RECALL" - FAZÊ-LO OU NÃO?

XIV - RECALL – FAZÊ-LO OU NÃO?

1- Ocorrências do novo Marketing

a) A diversidade de produtos e serviços aumenta até em pequenos segmentos de mercado.
b) Os mercados ficam tão segmentados que até os nichos tornam-se soberanos.
c) A competição mundial aumenta – mercados globalizados.
d) As distinções entre produtos ficam pouco nítidas; o diferencial é o atendimento.
e) Os ciclos de vida dos produtos são acelerados.
f) Os canais de distribuição estão em fluxo constante. Por vezes obscurecem o diálogo com o cliente.
g) A mídia promocional tradicional amplifica o nível de barulho e não consegue comunicar mensagens claras. Reina a confusão.
h) As organizações diminuem e se reestruturam procurando novas formas de fazer negócios.
i) Ambiente de negócios e curso dos eventos competitivos são imprevisíveis.
j) Previsões e Pesquisas não estão proporcionando um caminho de ação nítido.


2- O Recall: “chamar de volta”

a) Objetivo básico:- proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor.

b) Objetivo secundário:- evitar prejuízos materiais e morais dos consumidores.


c) A Lei n° 8078/90:- c.1 = inciso III do art. 6° Direito a Informação antes ou durante a oferta do produto ou serviço no mercado
c.2 = art. 8°:- não acarretarão riscos à saúde
c.3 = art. 9°:- produtos/serviços potencialmente nocivos/perigosos à saúde; informações ostensivas.
c.4 = art. 10° § 1,2 e 3:- previsão do RECALL.
c.5 = art. 12 à 14:- responsabilidade objetiva.

3- Principais Recall’s

Ano 2000 = 1,4 milhões de carros GM – Corsa – fixação cinto segurança.
320.000 – carros FIAT/Palio – fixação cinto de segurança.

Ano 2003-4= Audi/VW
Renault
Peugeot
Fiat
Ford
GM
Brastemp
Dell Computer

Remédio= BristolMyers Squibb
COUMADIN 1 mg (anti-coagulante de uso prolongado – fabr. 2003 – lote 146080) = substituir frascos adquiridos. O SAC informou Ter encontrado um comprimido de 5 mg num frasco de 1 mg. (podem provocar sangramentos nasais, gengivais, aumento do fluxo menstrual, urina, etc.); se o usuário interromper o uso poderá ocorrer formação de coágulos e trombose)

Aparentemente “respeito ao consumidor”, na realidade mostrou descaso com o qual tratam os bens e serviços que põe no mercado.

“Crimes Corporativos”, de Russel Mokhiber
1) 1974 - Fabricante de aviões de carga nos EUA, mesmo sabendo do problema na porta do avião colocou-o no mercado, num acidente morreram 346 pessoas, indenização de US$ 80 milhões em valores da época.
2) O avião Concorde e a obsoletização precoce.


Reflexão
· Permitem que se entenda exatamente o contrário, numa clara demonstração que seus produtos não tem um processo de elaboração ou teste realmente eficiente.
· A Portaria 20 do Ministério da Justiça/BSB – DF, de 24/08/2001 = “Recall” deve ser informado por escrito às autoridades competentes (DPDC da SDE).
· Divulgação:- TV, rádio e veículos impressos.
· Multas hoje:- de R$ 200,00 à 3 milhões de reais.

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