quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A LÓGICA SOCIAL DO CONSUMO E DA NECESSIDADE - J. BAUDRILLARD

A LÓGICA SOCIAL DO CONSUMO E DA NECESSIDADE – J. BAUDRILLARD

“A massa dos consumidores não viverá a profusão como efeito da natureza, cercada como está pelos fantasmas da terra da promissão e persuadida pela ladainha publicitária de que tudo lhe será previamente dado, tendo ademais um direito legítimo e inalienável sobre a profusão”?
(J.Baudrillard, em “A Sociedade do Consumo”, pág.23)

Não seria uma forma da sociedade capitalista de aproveitar-se do narcisismo desenvolvido no ser humano, para arrastá-lo a uma série de motivações mais complexas, criando-se um estado de “necessidade” pré – fabricada?
Se procurarmos aprofundar o conhecimento sobre o termo “narcisismo”, veremos que ele é caracterizado pelo indivíduo que toma o seu próprio corpo como objeto sexual, desenvolvendo um amor pela própria imagem. O termo foi usado pela primeira vez por Havelock Ellis em 1898, na tentativa de explicar o comportamento feminino diante do espelho; Freud usou-o em 1914, definindo que o EGO não mais poderia ser considerado exclusivamente a sedo do princípio de realidade e dos processos secundários, ou simples mediadores entre os desejos reprimidos inconscientes e objetos externos existentes, função em que reinava até então, autônomo e sob o domínio da realidade.
Com o destaque que ganha o narcisismo, não é importante saber se ele é primário ou secundário, como pregam as diversas escolas psicanalíticas, mas sim se ele é normal ou doentio; este último, por exemplo, é o responsável por gerar a “compulsão de consumo”, doença que responde pela fúria comprista que atinge muitas pessoas envolvidas nesta sociedade de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário